Pular para o conteúdo principal

Mulheres com a Mente Ativa 🌺 Maria Alves 🌺

Maria Alves, 66 anos, dona de casa e moradora da Vila Aliança há 61 anos. Tem uma história de vida tocante e marcada pela criação de seus três filhos com muita raça, amor e principalmente fé em Deus. Durante nosso papo, ela não escondia o sorriso e deixava claro o amor pela vida e a representatividade de uma mulher negra e de comunidade. 


Fala um pouco da senhora e se apresente

Meu nome é Maria Alves da Silva, tenho 66 anos, e três filhos maravilhosos. Tem a Cristiane que é a mais velha com 45 anos, o Binho Cultura com 40 e o Jefferson com 37. 

E como é ser uma mulher negra de favela e criar três filhos dentro da comunidade? 

Eu me sinto muito orgulhosa ainda mais morando em comunidade, com todos os julgamentos, eu criei os meus filhos e me orgulho muito deles. 

Como foi a infância da senhora?

A minha infância foi muito boa, comecei a trabalhar com 12 anos tomando conta de crianças. Eu pegava as 07:00 horas da manhã, e saía às 14:00 para ir à escola, eu dividia essa tarefa com a minha irmã que revezava comigo todos os dias. 

E quando você pensa na sua vida, como a senhora se sente atualmente? 


Eu me sinto muito feliz! Pude criar meus filhos, vejo onde eles chegaram e me orgulho muito. Isso me faz ser uma mulher muito feliz.

Eu moro aqui na Vila Aliança há 61 anos, vim morar com a minha mãe e ela estava grávida do meu irmão. Chegamos em um dia, e meu irmão nasceu no outro. Hoje ele já está com seus 61 anos.. 

Qual recado a senhora tem pra deixar para as mulheres neste dia 08/03?

O recado que tenho para deixar para cada mulher nesse dia, principalmente as negras como eu, é que nunca se sintam inferiores. Porque nós somos guerreiras, e por isso não temos que ficar pra baixo. A vida está aí, a vida é muito boa. Quem faz a vida somos nós, e que nenhuma mulher desista dos sonhos, porque tem muitas que desistem com facilidade.

 Chegar nessa idade, ver nossos filhos e netos criados não é fácil, mas sem lutar não há vitória, e tudo tem que ser com luta pra ter graça. Então desejo para todas as mulheres, principalmente as negras, que nunca desistam dos sonhos. 

Ah, eu digo mais. Nós temos que ter muita fé em Deus pois ele tem um propósito para nossa vida. Tudo que a gente faz, corre atrás e luta, Deus está olhando. Todas as alegrias da nossa vida é com muita fé em Deus que realizamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lucas, do 29 de Março.

Lucas é uma criança de 11 anos de idade, cria  do 29 de Março, filho da Regina e irmão mais velho da Ashley e Rayssa.  Apesar da pouca idade, ele sempre precisou ajudar a mãe em algumas atividades de casa e até mesmo na renda, fazendo bicos com seu tio Ailton, que é dono de um depósito de bebidas.     Todo dinheiro que Lucas ganha ele repassa pra mãe que chefia sozinha a casa sozinha com três filhos e dois gatos que pegaram no Village. Dona Regina é uma mulher de muita fé, vai à igreja toda quinta e domingo e acredita que as coisas vão mudar. Na igreja ela recebe algumas ajudas que contribuem também para a criação dos seus filhos. O sonho dela é que Lucas se torne obreiro e músico da Igreja, mas o garoto ainda não se encontrou na religião. O que Lucas gosta é de jogar futebol na praça do Samba em Santa Margarida, e soltar pipa no Village.     Todo dia ele vai até a rua Chico Mendes convocar a tropa pra descer em peso pra brin...

Renascer

Por: Thamyres Isabel A dor que me consome  A angústia que me leva O vento que não bate  A luz que não se revela  Dores que eu sinto no peito  Decepções que vão e vem Cicatrizes que não somem E Amores que não se tem  Correndo para o arco íris  Mas caindo sempre no abismo  Entro no poço escuro  Eu nada vejo, eu nada sinto  Tento sair  Grito para ser ouvida As vozes ecoam  Vejo uma saída  Uma mão se estende  Um abraço é dado  Uma luz no fim do túnel  Então,  enfim,  eu renasço. Insta: thamyresbel

Memórias

 Por: Rafa Escarlate  Memórias, que te prendem ou libertam. As minhas memórias são na maioria, incertas. Tem umas que até são boas de se lembrar, Outras, são melhor quando guardamos nessa caixa e não ousamos mais tirar. Memórias! Não os joguinhos para crianças que precisam se lembrar das peças. Me refiro aos momentos que ao lembrar,  talvez te reconstrua ou talvez te impeça. Como quer ser lembrado? O que gostaria que fizesse lembrar você? Uma pessoa sem sonhos, sempre seguindo regras; Ou alguém que mesmo sentindo medo, é livre! Que não deixou as inseguranças o vencer? Memórias são momentos que sempre estarão com a gente. E é provável que tenham memórias machucadas, de choro. Mas tem também,  as memórias que fez quando tentou novamente. Tais memórias que podem ser fotografadas. Porém, as mais preciosas estão guardadas! Projetadas na mente e no coração. Sendo relembradas sempre, como se fossem uma canção. "Plante o bem,  que colherá o bem!" Sempre me diziam isso, ...