Pular para o conteúdo principal

Arte para Lutar...✊


            Créditos da foto @parrot

Para vocês, o que significa representatividade? Busquei rapidamente no google, e ele me disse que se trata da “qualidade de alguém, de um partido, de um grupo ou de um sindicato, cujo embasamento na população faz que ele possa exprimir-se verdadeiramente em seu nome.” É interessante, pois vivemos em um século tão acelerado que precisamos de representantes, de líderes. Pessoas que possam estar a frente para que sejamos capazes de produzir e viver com dignidade.   A biografia de hoje fala de um legítimo representante.. 

Conheci o Rafael no Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK). Trocamos poucas palavras quando nos cruzamos pela primeira vez, mas me lembro de ter o seguido no twitter. Virei fã de cara quando percebi que o cara era Tricolor das Laranjeiras e Portelense. E, entre um twitter e outro, tiver o prazer de presenciar o lançamento da música Andei Sozinho, do coletivo Mente Ativa. 

O toque do violão.. a combinação perfeita da voz melancólica do João Santos com o peso do Rap que o Rafael trás, me fez virar fã. E dias depois o convidei para tocar no Projeto Trocando Ideias, que o Grêmio do IESK organizava.  

Esse dia, tão marcante pelo fato de eu ter entrevistado o grande WG de Rua, uma das figuras mais importantes de todo o Estado do Rio de Janeiro; Eu presenciei o início de uma história, de um trabalho, o primeiro contato com o público de um artista, produtor e representante da nossa Zona Oeste. Rafael aos poucos  tornou-se Viajante Lírico, e eu digo, o principal representante da Juventude que produz cultura na nossa região. 

Me sinto honrado de dividir essa luta com ele diariamente, e ser o futuro da produção cultural. Durante o tempo que fiquei afastado da rua, da luta; me dedicando somente a Faculdade e ao meu crescimento na área educacional, o Viajante Lírico construiu sua história, seu espaço. E o que me acalmava era que ele estava na correria, eu me sentia Representado. Tinha certeza que a nossa luta não estava abandonada, pelo fato de termos alguém na linha de frente por nós. 

Nessa publicação, antes de mais nada, eu gostaria de o felicitar por mais um ano de vida; que seja de muita luta e vitória. E, dizer que estamos juntos nessa  Para  que der e vier... E como diz Xamã:

 "Quero melhores condições pra zona oeste não só like"

Searon Cabral, criador do Grupo Esperançar. 
____________________________________________

Conheçam Rafael Moreira, o Viajante Lírico, na Sua autoBiografia. 

             Créditos da Foto: Lamego 

"Essa mensagem é para todos aqueles que usam a ARTE como instrumento de LUTA."

Salve família!

Eu sou Rafael Moreira da Costa Lima, mais conhecido no cenário cultural como Viajante Lírico, sou escritor, slammer representante da poesia falada e da literatura periférica, Mc de batalha, fotógrafo/videomaker, ator e ativista cultural. 

Meu principal trabalho nesse meio foi ter fundado o Coletivo Mente Ativa, que hoje presta serviços em escolas e ações sociais com diversas oficinas, shows, performances e palestras. Trabalhamos atualmente com quatro linguagens artísticas principais, que são a poesia, a música, o teatro e a dança, nossos artistas podem ser encontrados no Centro Social Santa Maria Madalena (Campo Grande - RJ), que é onde realizamos nossas aulas de teatro e dança, nos vagões dos trens, nos saraus e demais rodas culturais pelo Rio a fora.

    Ação Social realizada no Beco da Barreira, Santa Cruz 

Show de música realizado na E.M Jornalista Carlos Castelo Branco


Atualmente estou fechado com o Cultura Zona Oeste, o coletivo Marginow e tenho lançado minhas primeiras publicações através do MMMR (Movimento Mundial Mulheres Reais) da minha madrinha literária Kátia Pires Chagas. Também somo forças a Escola de Teatro Popular (grupo formado através do Teatro do Oprimido) que juntamente ao Cultura ZO são minhas bases de formação teatral.
Devido ao meu trabalho a frente do Coletivo Mente Ativa fui chamado a integrar a Banda DSD, que ouço desde bem antes de descobrir que eu era artista, pra mim é um sonho estar junto a essa banda, e também fui premiado 2x com o troféu Arte em Movimento e outra com o prêmio Movimento das Artes, que recebi em São Bernardo do Campo - SP.

            Troféu Movimento das Artes 

Fazendo esse histórico de ações culturais e parcerias com outros artistas e coletivos, convido vocês a uma reflexão de como a arte é importante em nossas vidas e como ela pode ser um instrumento de luta. E quando eu falo de luta, não é no sentido literal, é no sentido mais amplo da palavra, é esforço, dedicação, é a luta contra o sistema, a luta por oportunidades, a luta contra a opressão, a luta contra a depressão e contra tudo aquilo que possa fazer você desistir dos seus sonhos. 

            Créditos da Foto: Cássio Veras

Quando comecei a me interessar por arte foi no ano de 2015 e desde lá eu tenho descoberto novas manifestações artísticas que eu me identifico e que me ajudam a levar minha vida de forma mais intensa e contagiante. Muitas pessoas me perguntam como eu consigo fazer tantas coisas e arrumar tempo para focar em tudo isso, eu normalmente não tenho uma resposta pronta, mas posso dizer que uma coisa leva a outra, o artista acaba tendo a necessidade de fazer mais e mais, quando não é pela necessidade acaba sendo movido pela própria vontade, pois a arte te convida a conhecer todas as formas que ela oferece de você se expressar em um mundo que muitas vezes vai te calar e fazer parecer que ninguém está nem aí para o seu sonho.

            Créditos da Foto: Cássio Veras

No decorrer da caminhada como artista fiz vários amigos, conheci vários lugares, escutei muitas histórias e em cada uma delas vi a arte sendo instrumento de transformação, de amor, de gratidão, de comprometimento social e principalmente, de luta! A sua história não terá fim enquanto sua arte for resistência, você não morre quando é eternizado e eu acredito que a melhor forma de imprimir o seu sonho na história é com luta, pois  a arte sendo usada como ferramenta de luta faz a esperança vencer o medo, faz surgir das ruínas um novo tempo e faz os seus sonhos se tornarem reais. 

Gratidão a todos que passaram pela minha caminhada na arte e se juntaram a essa luta comigo, juntos nossa voz soa mais forte e nossos vôos serão mais altos!!!


Arte pra lutar!
 
Nós somos a revolução
A voz do povo que grita pra calar a opressão
Que escreve o verso ouvindo o som do coração
E com o sangue fervendo aumenta a pulsação
Usando arte como lazer, cultura e informação
Mas lembra sempre que arte é liberdade de expressão
E nossa luta é feita com determinação
Para que sejam felizes os acordes da nossa canção
E para que o nosso sonho não vire poeira
Seja na literatura, na música ou no teatro
No circo, na dança, na pintura ou no retrato
Rodas culturais, slams e capoeira
É a vez da nossa gente mostrar que não está de bobeira.

- Viajante Lírico 

Comentários

  1. Legal Fafa!! parabéns pelas iniciativas!! sucesso na sua caminhada irmão! tmj

    ResponderExcluir
  2. Dois artistas incríveis, escritores sensacionais, e jovens que inspiram a transformação desse mundo. Feliz pelos momentos que presenciei a garra de vcs. Parabéns Viajante Lírico, e Parabéns Searon!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Lucas, do 29 de Março.

Lucas é uma criança de 11 anos de idade, cria  do 29 de Março, filho da Regina e irmão mais velho da Ashley e Rayssa.  Apesar da pouca idade, ele sempre precisou ajudar a mãe em algumas atividades de casa e até mesmo na renda, fazendo bicos com seu tio Ailton, que é dono de um depósito de bebidas.     Todo dinheiro que Lucas ganha ele repassa pra mãe que chefia sozinha a casa sozinha com três filhos e dois gatos que pegaram no Village. Dona Regina é uma mulher de muita fé, vai à igreja toda quinta e domingo e acredita que as coisas vão mudar. Na igreja ela recebe algumas ajudas que contribuem também para a criação dos seus filhos. O sonho dela é que Lucas se torne obreiro e músico da Igreja, mas o garoto ainda não se encontrou na religião. O que Lucas gosta é de jogar futebol na praça do Samba em Santa Margarida, e soltar pipa no Village.     Todo dia ele vai até a rua Chico Mendes convocar a tropa pra descer em peso pra brin...

Renascer

Por: Thamyres Isabel A dor que me consome  A angústia que me leva O vento que não bate  A luz que não se revela  Dores que eu sinto no peito  Decepções que vão e vem Cicatrizes que não somem E Amores que não se tem  Correndo para o arco íris  Mas caindo sempre no abismo  Entro no poço escuro  Eu nada vejo, eu nada sinto  Tento sair  Grito para ser ouvida As vozes ecoam  Vejo uma saída  Uma mão se estende  Um abraço é dado  Uma luz no fim do túnel  Então,  enfim,  eu renasço. Insta: thamyresbel

Memórias

 Por: Rafa Escarlate  Memórias, que te prendem ou libertam. As minhas memórias são na maioria, incertas. Tem umas que até são boas de se lembrar, Outras, são melhor quando guardamos nessa caixa e não ousamos mais tirar. Memórias! Não os joguinhos para crianças que precisam se lembrar das peças. Me refiro aos momentos que ao lembrar,  talvez te reconstrua ou talvez te impeça. Como quer ser lembrado? O que gostaria que fizesse lembrar você? Uma pessoa sem sonhos, sempre seguindo regras; Ou alguém que mesmo sentindo medo, é livre! Que não deixou as inseguranças o vencer? Memórias são momentos que sempre estarão com a gente. E é provável que tenham memórias machucadas, de choro. Mas tem também,  as memórias que fez quando tentou novamente. Tais memórias que podem ser fotografadas. Porém, as mais preciosas estão guardadas! Projetadas na mente e no coração. Sendo relembradas sempre, como se fossem uma canção. "Plante o bem,  que colherá o bem!" Sempre me diziam isso, ...