Créditos da foto @parrot
Para vocês, o que significa representatividade? Busquei rapidamente no google, e ele me disse que se trata da “qualidade de alguém, de um partido, de um grupo ou de um sindicato, cujo embasamento na população faz que ele possa exprimir-se verdadeiramente em seu nome.” É interessante, pois vivemos em um século tão acelerado que precisamos de representantes, de líderes. Pessoas que possam estar a frente para que sejamos capazes de produzir e viver com dignidade. A biografia de hoje fala de um legítimo representante..
Conheci o Rafael no Instituto de Educação Sarah Kubitschek (IESK). Trocamos poucas palavras quando nos cruzamos pela primeira vez, mas me lembro de ter o seguido no twitter. Virei fã de cara quando percebi que o cara era Tricolor das Laranjeiras e Portelense. E, entre um twitter e outro, tiver o prazer de presenciar o lançamento da música Andei Sozinho, do coletivo Mente Ativa.
O toque do violão.. a combinação perfeita da voz melancólica do João Santos com o peso do Rap que o Rafael trás, me fez virar fã. E dias depois o convidei para tocar no Projeto Trocando Ideias, que o Grêmio do IESK organizava.
Esse dia, tão marcante pelo fato de eu ter entrevistado o grande WG de Rua, uma das figuras mais importantes de todo o Estado do Rio de Janeiro; Eu presenciei o início de uma história, de um trabalho, o primeiro contato com o público de um artista, produtor e representante da nossa Zona Oeste. Rafael aos poucos tornou-se Viajante Lírico, e eu digo, o principal representante da Juventude que produz cultura na nossa região.
Me sinto honrado de dividir essa luta com ele diariamente, e ser o futuro da produção cultural. Durante o tempo que fiquei afastado da rua, da luta; me dedicando somente a Faculdade e ao meu crescimento na área educacional, o Viajante Lírico construiu sua história, seu espaço. E o que me acalmava era que ele estava na correria, eu me sentia Representado. Tinha certeza que a nossa luta não estava abandonada, pelo fato de termos alguém na linha de frente por nós.
Nessa publicação, antes de mais nada, eu gostaria de o felicitar por mais um ano de vida; que seja de muita luta e vitória. E, dizer que estamos juntos nessa Para que der e vier... E como diz Xamã:
"Quero melhores condições pra zona oeste não só like"
Searon Cabral, criador do Grupo Esperançar.
____________________________________________
Conheçam Rafael Moreira, o Viajante Lírico, na Sua autoBiografia.
"Essa mensagem é para todos aqueles que usam a ARTE como instrumento de LUTA."
Salve família!
Eu sou Rafael Moreira da Costa Lima, mais conhecido no cenário cultural como Viajante Lírico, sou escritor, slammer representante da poesia falada e da literatura periférica, Mc de batalha, fotógrafo/videomaker, ator e ativista cultural.
Meu principal trabalho nesse meio foi ter fundado o Coletivo Mente Ativa, que hoje presta serviços em escolas e ações sociais com diversas oficinas, shows, performances e palestras. Trabalhamos atualmente com quatro linguagens artísticas principais, que são a poesia, a música, o teatro e a dança, nossos artistas podem ser encontrados no Centro Social Santa Maria Madalena (Campo Grande - RJ), que é onde realizamos nossas aulas de teatro e dança, nos vagões dos trens, nos saraus e demais rodas culturais pelo Rio a fora.
Atualmente estou fechado com o Cultura Zona Oeste, o coletivo Marginow e tenho lançado minhas primeiras publicações através do MMMR (Movimento Mundial Mulheres Reais) da minha madrinha literária Kátia Pires Chagas. Também somo forças a Escola de Teatro Popular (grupo formado através do Teatro do Oprimido) que juntamente ao Cultura ZO são minhas bases de formação teatral.
Devido ao meu trabalho a frente do Coletivo Mente Ativa fui chamado a integrar a Banda DSD, que ouço desde bem antes de descobrir que eu era artista, pra mim é um sonho estar junto a essa banda, e também fui premiado 2x com o troféu Arte em Movimento e outra com o prêmio Movimento das Artes, que recebi em São Bernardo do Campo - SP.
Fazendo esse histórico de ações culturais e parcerias com outros artistas e coletivos, convido vocês a uma reflexão de como a arte é importante em nossas vidas e como ela pode ser um instrumento de luta. E quando eu falo de luta, não é no sentido literal, é no sentido mais amplo da palavra, é esforço, dedicação, é a luta contra o sistema, a luta por oportunidades, a luta contra a opressão, a luta contra a depressão e contra tudo aquilo que possa fazer você desistir dos seus sonhos.
Créditos da Foto: Cássio Veras
Quando comecei a me interessar por arte foi no ano de 2015 e desde lá eu tenho descoberto novas manifestações artísticas que eu me identifico e que me ajudam a levar minha vida de forma mais intensa e contagiante. Muitas pessoas me perguntam como eu consigo fazer tantas coisas e arrumar tempo para focar em tudo isso, eu normalmente não tenho uma resposta pronta, mas posso dizer que uma coisa leva a outra, o artista acaba tendo a necessidade de fazer mais e mais, quando não é pela necessidade acaba sendo movido pela própria vontade, pois a arte te convida a conhecer todas as formas que ela oferece de você se expressar em um mundo que muitas vezes vai te calar e fazer parecer que ninguém está nem aí para o seu sonho.
Créditos da Foto: Cássio Veras
No decorrer da caminhada como artista fiz vários amigos, conheci vários lugares, escutei muitas histórias e em cada uma delas vi a arte sendo instrumento de transformação, de amor, de gratidão, de comprometimento social e principalmente, de luta! A sua história não terá fim enquanto sua arte for resistência, você não morre quando é eternizado e eu acredito que a melhor forma de imprimir o seu sonho na história é com luta, pois a arte sendo usada como ferramenta de luta faz a esperança vencer o medo, faz surgir das ruínas um novo tempo e faz os seus sonhos se tornarem reais.
Gratidão a todos que passaram pela minha caminhada na arte e se juntaram a essa luta comigo, juntos nossa voz soa mais forte e nossos vôos serão mais altos!!!
Arte pra lutar!
Nós somos a revolução
A voz do povo que grita pra calar a opressão
Que escreve o verso ouvindo o som do coração
E com o sangue fervendo aumenta a pulsação
Usando arte como lazer, cultura e informação
Mas lembra sempre que arte é liberdade de expressão
E nossa luta é feita com determinação
Para que sejam felizes os acordes da nossa canção
E para que o nosso sonho não vire poeira
Seja na literatura, na música ou no teatro
No circo, na dança, na pintura ou no retrato
Rodas culturais, slams e capoeira
É a vez da nossa gente mostrar que não está de bobeira.
- Viajante Lírico
VOCÊ É UM ÍCONE RAFA!!!
ResponderExcluirvoa mlk
Legal Fafa!! parabéns pelas iniciativas!! sucesso na sua caminhada irmão! tmj
ResponderExcluirDois artistas incríveis, escritores sensacionais, e jovens que inspiram a transformação desse mundo. Feliz pelos momentos que presenciei a garra de vcs. Parabéns Viajante Lírico, e Parabéns Searon!
ResponderExcluir