Por Iasmin Yazbeck
Quando começo a me maquiar, penso que outra Iasmin vai surgindo a cada material que utilizo. Uma base, um contorno.. coisas que para mim fazem bastante diferença. As vezes eu só quero passar um batom, e quando vejo, estou com um cílios enorme, um olho bem preto com glitter prata (glitter dourado não fica muito legal). Confesso que não sinto confiança nas coisas que eu faço, eu sou maquiadora profissional e acredito que isso não signifique muito. Na realidade, não existe maquiagem feia, e sim estilos diferentes. Modos diferentes de se preparar.
O jeito que manuseio o pincel para esfumar, depositar sombras é um grande desafio, nunca está bom. Sempre fica uma parte marcada, se você é perfeccionista, vai entender. Quando estou com paciência sai perfeito, mas quando não estou eu faço aventuras e saio do neutro que é o marrom. Quando crio coragem eu parto logo para o azul, mas nunca da certo. Maquiagem é treinamento , não adianta olhar, escrever no caderno e tentar fazer no dia que você for sair. Vai dar ruim. Vai manchar, ficar de outra cor.
No entanto, maquiagem tem dois lados, o positivo e o negativo. Muitos, assim como eu, usam o lado negativo, ai você que está lendo vai dizer “Ah Iasmin, eu só uso o lado positivo”; Ok, eu acredito. Mas pensa comigo. Você se mata fazendo uma maquiagem, sentando no chão (Eu mesma) pra que? Maquiagem não é empoderamento.
No meu ponto de vista, usar maquiagem é estar bem consigo mesma. Tem que se aceitar, olhar no espelho e falar “Sou linda com ou sem maquiagem”. Se maquiar para colocar uma máscara e tentar aumentar a autoestima não vai ter tornar mais bonita… Até vai, mas somente por três horinhas... Se tiver um bom fixador, é claro.
A maquiagem é como se fosse um hobby. É claro que ela vai te realçar, te deixar mais elegante, mas você tem que entender que não precisa dela. Dizer que gosta do seu rosto gordinho, mas usa corretivo mais claro com um mais escuro para afinar, não faz sentido. Você gosta ou não gosta do seu rosto? Eu, por exemplo, me olho no espelho e me sinto linda, me amando. No entanto, não gosto das minhas bochechas, logo quando vou me maquiar, faço um belo de um reboco. Não quero julgar quem usa ou quem não usa. Muitas pessoas acham gastar dinheiro com maquiagem desnecessário, outras acham que é importante. Parabéns para as duas pessoas. Cada um tem sua opinião.
Esse texto não tem a intenção de dizer para você parar de usar maquiagem, de usar seu trio perfeito de contorno, blush e iluminador; quem sou eu para dizer isso. Você pode até passar alcool em gel no rosto… Ninguém vai se importar..
Uma frase que me motiva bastante é da Sophia Loren “Nada faz uma mulher mais bonita do que acreditar que ela é linda”. Seu sorriso é lindo sem um batom vermelho, seu rosto é lindo sem uma base que custa 100 reais… Você vale muito mais. Seu olhar é forte sem um olho com um cut crease e um delineador tipo egípcio.
Use a maquiagem como um hobby, e não para se sentir linda… Por que linda, você já é.
Iasmin Yazbeck é maquiadora profissional e estudante de Pedagogia na Faculdade Estácio de Sá
Comentários
Postar um comentário