Por Francisco Vaz
O que há de mais belo e urgente é inserir jovens em discussões críticas acerca das relações políticas que norteiam o "estar no mundo".
O pensamento de que política não se discute, nada mais é que uma falácia que estimula o comodismo, a aceitação do que está posto sem o mínimo debate a respeito do que está acontecendo.
Quando me refiro a discussões políticas nem passo perto das ofensas mútuas e colocações biônicas que se veem hoje nas redes sociais. Discutir política não se configura por se definir "de direita" ou "de esquerda" e defender quaisquer ideias oriundas dessas divisões, isso é manipulação, quem se comporta assim põe a sua alienação a serviço da política partidária.
Discutir política implica analisar, através de fontes sérias, fruto de pesquisas respaldadas por instituições reconhecidas como referência na área.
Portanto, meus queridos e estimados jovens, não se rotulem, porque assim estarão apenas limitando a própria capacidade de pensar; por outro lado, compreendam todo o percurso histórico que os lançou no corpo e lugar onde estão. Considerem que numa sociedade erguida por valores colonialistas, a desigualdade dá o tom, e é contra ela que devemos lutar através do debate limpo e democrático sobre política a fim de tomarmos as atitudes cabíveis num Estado Democrático de Direito. O futuro está em suas mãos!

❤
ResponderExcluir